8.5.07

A baixaria nos blogs

É cada vez mais comum encontrar nos comentários dos blogs palavrões, baixarias, calúnias, discriminação, preconceito; até ameaças de morte já têm sido feitas na blogosfera.
O debate sobre um código de conduta para a interatividade na web é controverso, ainda mais por se tratar de uma mídia tão recente.
A opção de ter ou não um espaço de comentários e como ele vai ser moderado é do dono do blog. Muitas pessoas não habilitam a possibilidade de comentar, outras o fazem, mas condicionado à aprovação do moderador e há, ainda, os comentários livres, que são a maioria.
Nesta semana, o blog do Xico Sá foi recordista em comentários: até o momento foram 573 no texto publicado em 07/05 e 337 no de 08/05.
É um show de má educação e ignorância - para ser elegante.
Muitos jornalistas ou outros profissionais que usam o blog como ferramenta de trabalho ou como um espaço para debater temas com seriedade têm abandonado ou restringido os comentários em função disso.
Até então achava errado, já que o motivo primeiro do blog é justamente permitir a interação. Mas, diante do que li nestes dois dias, passei a refletir melhor sobre o tema.
O confronto de idéias e a possibilidade de criticar e ser criticado é saudável e enriquece qualquer debate. No caso do jornalista, a quebra de um anteparo, do cordão de isolamento que tornava os textos tanto de notícias mas, principalmente, os de opinião uma via de mão única, a palavra final e irretocável, é altamente saudável e vai fazer com que muitos reavaliem suas posições ou que, pelo menos, pensem 10 vezes antes de emitir uma apressada.
No entanto, boa parte dos comentários não têm servido a esse proposito, ao contrário, são a crítica vazia, o preconceito perigoso.
Fiquei indiganada diante do que se passou com o Xico Sá nestes dias e mais, ao ler os comentários eu mesma me senti atingida e ofendida, uma vez que não estou ali para ler aquelas barbaridades.
O que fazer? Não sei, mas certamente algo precisa ser feito. As pessoas não podem dizer o que querem e ficarem impunes. Enquanto isso, fica aqui, humildemente, a minha solidariedade ao Xico.

Um comentário:

  1. Oi, Rê!

    Fazia tempos que eu não entrava no blog do Xico Sá. Fiz isso agora por ocasião do seu post.

    De fato, muitos dos comentários são tremendamente impertinentes. Fiquei só nos primeiros (ou últimos, sei lá).

    Vejo como inevitável isso, pois o cara é uma figura pública. Aí vai sobrar um pouco de tudo...

    Ah, e ressalto: o que escrevi no meu blog (e que rendeu alguns poucos comentários) foi uma crítica à Prefeitura, por ter marcado um evento explosivo como este em um lugar claramente propício às confusões. Foi só o que eu disse.

    Beijos

    ResponderExcluir