13.8.07

Até a segurança, Kassab?

O processo de desmantelamento do Estado promovido pelos seguidores da cartilha neoliberal é extenso. No Brasil, seus principais representantes encontram-se no PSDB de Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, Paulo Renato, José Serra e tantos outros. Também no antigo PFL, repaginado como Democratas, alguns arautos do Estado Mínimo podem ser vistos, Marco Maciel, Rodrigo Maia, Gilberto Kassab...

A aliança que os manteve por 8 anos à frente do Estado brasileiro resultou na privatização de empresas estratégicas para a economia nacional, abertura indiscriminada para o capital externo, sucateamento dos serviços públicos de educação, saúde, habitação.

No caso dos serviços públicos, o desmantelamento veio acompanhado da expansão desses serviços pela iniciativa privada, geralmente com pouca regulamentação e controle dos preços praticados, como na saúde e educação, onde proliferaram os planos de saúde privados e as instituições particulares de ensino superior.

Agora, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anuncia com a maior desfaçatez que vai contratar empresas de segurança privada para fazer as rondas nas escolas municipais da Capital. Que a falta de segurança campeia é fato. Que os corpos de segurança pública no Estado de São Paulo estão sucateados por anos de aplicação de políticas neoliberais é visível. Qual a saída para este problema?

Para Kassab é investir na privatização da Segurança. É gastar mais de 82 milhões de reais na contratação de prestadores de serviços privados, assim como fazem empresas e grandes milionários. Para que investir na estruturação da Guarda Civil Metropolitana? Por que equipar a força pública se estamos - na visão de Demos e tucanos - construindo um mundo em que o privado prevalece, o mercado - mais competente - dita as regras?

Visão do futuro para Gilberto Kassab - só vai ter segurança quem puder pagar por uma.... ficção científica? Pior, filme de terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário