13.4.10

A receita para fritar um candidato e marinar outro

Empresto da culinária as alegorias para mostrar o que boa parte dos grandes veículos de comunicação – das famiglias detentoras do negócio da informação – estão fazendo descaradamente com Dilma Rousseff e José Serra. A primeira, eles fritam em óleo fervente, o segundo marinam nos melhores temperos.

A campanha despudorada que Estadão, Folha, Organizações Globo, Veja e outros veículos fazem da campanha de Serra chega a ser uma afronta à inteligência do leitor e do eleitor. Se havia, ainda, qualquer preocupação com a tal da isenção jornalística, essa foi de vez para o ralo.

Neste final de semana, páginas e páginas foram dedicadas para mostrar os tantos predicados de José Serra, como ele amadureceu politicamente, como graças a ele a eleição será salva do empobrecimento proposto por Dilma e Lula. Arriscam a dizer que Serra é o detentor das propostas inovadoras para o Brasil, mas admitem nas entrelinhas que ele ainda não as apresentou.

O processo de marinar é algo lento, os ingredientes são escolhidos cuidadosamente para dar o sabor esperado aos pratos mais simples e mais incrementados. Serra é tratado assim, cuidadosamente, carinhosamente pelos meios de comunicação que estão loucos para ver a elite nacional de volta ao centro do poder político do país. Para acabar com os sobressaltos de que possíveis mudanças mais profundas venham a ocorrer no Brasil. Mudanças que incluem, por exemplo, dividir o poderio destes veículos de comunicação – ainda que levemente.

Se antes o interesse da mídia hegemônica em deslocar da presidência da República o PT e o bloco político que dá sustentação ao governo de Lula era apenas ideológico, agora é também uma questão de sobrevivência. Porque, os clamores para que sejam realizadas mudanças no sentido de alterar o cenário da comunicação no Brasil são grandes e opostos aos interesses desses meios de comunicação.

Então, eles arregaçaram as mangas e estão com a mão na massa, chegando a fazer divagações que dão nojo, como a de que o PSDB é o partido das massas cheirosas.

Enquanto marinam Serra, eles fritam Dilma Rousseff, o PT, seus aliados e tentam desidratar toda e qualquer conquista obtida nos oito anos do governo Lula, como se fossem meras colheitas do que foi semeado por Fernando Henrique e Serra.

Mas o paladar do povo é aguçado e não vai ser difícil perceber que a marinada do Serra é para esconder os podres de uma direita que não tem compromisso algum com o Brasil e com as mudanças, ainda necessárias, para continuar a melhorar as condições de vida das pessoas.

2 comentários:

  1. Renatinha, vou lhe falar uma coisa, você pode acabar dando razão ao Gilmar Mendes ao fazer essa análise político-culinária do comportamento da mídia hegemônica nan batalha eleitoral em curso. Muito bacana esse estilo. Agora tem um detalhe, o povo não está sendo convidado para esse banquete da elite e sendo assim ele vai preferir a farra democrática ao lado da gente de cá, que sonha e luta por um Brasil mais avançado. Beijos

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  2. neto sufoco9:00 AM

    lir ese seu pequeno artigo em um blog aquir da bahia, fiquei curioso pra saber de que raiz vc se origina, ai fui pesquisar e logo vir.no seu comentario faltou vc subistituit fritar por carbonizar,pos é isso que ela a sua candidata vai ser, carbonizada la moda microndas dos moros cariocas,sabe ne(dento de um um monte de peneus) nao vai sobra nada dela depois do dia 03 nada nen vestigio pra fazer o dna(ha sei que provavelmentenao sera publicado meu comentario sera vetado

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