23.2.07

Indicado para ....

Estou acompanhando esse debate sobre a Portaria publicada pelo Ministério da Justiça que trata da classificação indicativa dos programas exibidos pelas emissoras de televisão brasileiras.
O assunto é dos mais relevantes e interessa indistintamente à toda a sociedade.
Mas é impressionante como para desqualificar uma proposta e um debate tão pertinente os setores que têm seus interesses comerciais atingidos se valem de argumentos rasos, vazios e criam mecanismos para, ao invés de elucidar, criar confusão.
Quando o tema é comunicação, então, nem se fala - qualquer iniciativa para discutir a questão é logo taxada de tentativa de censura, de cerceamento da liberdade de expressão, de retorno ao estado autoritário e por ai afora.
Lamentável. Porque cerceamento à liberdade de expressão e autoritarismo é o que praticam boa parte dos meios de comunicação em nosso país, quando excluem de seu já batido repertório diário as opiniões dissonantes, é a imposição de uma programação na sua maioria emburrecedora, que não propõe a reflexão, pautada pelo sensacionalismo e pela exploração de estereótipos (da mulher, dos movimentos socias, dos negros, da juventude).
Nos próximos posts, vou procurar desconstruir um a um os argumentos desqualificados que combatem a iniciativa (e que são advogados principalmente pelos empresários dos meios de comunicação) e, ao mesmo tempo, dialogar com os argumentos que têm consistência, analisando-os caso a caso.

2 comentários:

  1. Renata
    Ví pelos seus "posts", que você é a favor de tudo o que é escroto, marginal e fedido.
    Você é a Renata ideal para ser a Sra. Xico Sá!
    Vai dizer que a Oscar Freire não é uma rua bonita?`Pore que defender essa est´´etica da feiura da pobreza, do mau cheiro?
    Acho extremamente preconceituoso defender o fim de mundo que é a pobreza. O que tem que ser feito é acabar com a pobreza, e não torna-la modelo de beleza e felicidade!
    Pergunte a qualquer pobre e infeliz se ele gosta de usar roupa puída, não tomar banho, não ter grana! Claro que não! Temos é que tornar as pessoas menos miseráveis, dando a elas mínimo bem estar social, e não ficar defendendo "banco de mendigo".
    Isso é fascismo de esquerda!

    ResponderExcluir
  2. Para quem não está entendendo o comentário do tal Frodo, é que deixei eu um comentário no blog do Xico Sá, no qual ele comenta a política tucano-pefelista do urbanismo anti-pobreza. Acho que o Frodo é favorável á higienização da cidade....Vale dar um pulinho no blog do Xico Sá, o texto dele é excelente

    ResponderExcluir