30.3.07

Shutdown week!

Semana passada o movimento do shutdown day tentou fazer com que centenas de milhares de pessoas no mundo desligassem o computador por 24 hs para se dedicarem a outras tarefas e formas de lazer.
Eu extrapolei a proposta e praticamente vivi uma semana completa com o computador delisgado. A vida é real e concreta - apesar da tendência virtual tão avassaladora. Certas coisas bem que poderiam ser resolvidas numa Second Life, mas não são. Um exemplo disso são as famigeradas reformas da casa. Os transtornos pré, durante e pós reforma são imensos e consomem 100% das atenções. Daí, minha ausência nesta semana de tantos acontecimentos.
Assim, segue ai uma lista de rapidinhas sobre a semana:
  • Franklin Martins no Ministério da Comunicação Social - só seria melhor se o Lula tivesse tirado o Hélio Costa das Comunicações e unificado tudo num Ministério só.
  • Começa a onda de privatizações do governo José Serra. O alvo é a Cesp. Os paulistas têm que se mobilizar contra mais essa investida tucana contra o patrimônio estadual.
  • O ano de 2007 está sendo inusitado. As cortes superiores da nossa Justiça têm dado pareceres no mínimo alvissareiros. Primeiro foi a espetacular vitória por unanimidade no Supremo Tribunal Federal contra a famigerada cláusula de barreira. Agora o Tribunal Superior Eleitoral dá parecer no qual afirma ser do Partido Político e não do parlamentar a posse do mandato sufragado nas urnas. Com isso, o TSE afirma a fidelidade partidária e diz que vereador, deputado estadual ou deputado federal que trocar de partido pode perder o mandato. Muito justo, já que nas eleições proporcionais, para serem eleitos os parlamentares computam votos de todo o partido, inclusive de outros candidatos. Levantamento feito pelo Estadão mostra que menos de 10% dos deputados federais eleitos para esta legislatura o foram com votos próprios. Resta saber se a medida será ou não retroativa, ou seja, se poderá ser aplicada às Câmaras Municipais eleitas em 2004.
  • Brasil Racista? A ministra Matilde Ribeiro despertou a polêmica essa semana. Basta ver o que aconteceu com os estudantes africanos na UNB.
  • Os movimentos sociais brasileiros precisam se levantar contra essa malfadada lei dos direitos autorais que proíbe a cópia de livros. O que aconteceu com a estudante de Sorocaba é um emblema do retrocesso que essa lei impõe à circulação de bens culturais, principalmente para estudantes.

O fim de semana está repleto de bons filmes no cinema, então pra relaxar: O Cheiro do Ralo; Ó Pai, Ó; 300; e também tem uma programação excelente do Festival de documentários É Tudo Verdade.

Até a próxima semana - sem Shutdown!

Nenhum comentário:

Postar um comentário