29.5.07

O Homem placa

Profissão antiga, o Homem Placa costumava freqüentar as ruas do Centro de São Paulo. Sobre o corpo, uma 'jaqueta' de madeira informava vagas de emprego - Procura-se - ou indicava negócios de fazer dinheiro aos desesperados - OURO: Compra-se e Vende-se.

Na década de 80, quanda caminhava com a minha avó pela rua Direita, ficava impressionada com aqueles Homens Placas, na chuva e no sol, trabalhadores de uma ocupação árdua e cansativa.

No início do século XXI, eles foram diminuindo, assim como foram diminuindo as agências de emprego, substituidas por empresas de colocação no mercado de trabalho via internet. Os poucos exemplares dos Homens Placas que ainda se encontram pelo Centro são mais modernos, já vestem 'jaquetas' de outros materiais - um plástico grosso, lona, ou coisa do tipo - anunciando o velho negócio do OURO - Compra e Venda.

Mas qual não foi a minha surpresa quando, indo para o trabalho numa dessas manhã, confortável em meu Pálio, na Av. Brasil, avisto uma variação da espécie dos Homem Placa. Este vestia uma 'jaqueta' de papel ou papelão, escrita com caneta piloto preta, a mão, algo mais ou menos assim: Sou fulano de tal, aceito qualquer emprego de Administrador de Empresas a motorista particular. Preciso de trabalho.

Solitário, no canteiro central da Av. Brasil, bem vestido em terno escuro, além da jaqueta de papel fazendo o seu próprio anúncio, o Homem Placa segurava uma pasta de executivo. Foi uma fração de segundos, já que o sinal estava aberto e não pude parar. Dias depois, na Av. Paulista, também no canteiro central, outro Homem Placa fazia a sua propaganda de trabalhador procurando um emprego, qualquer que fosse.

Não sei dizer se essa é mais uma daquelas manifestações que surgem na cidade, para chocar o povo e chamar a atenção, como a onda do Abraço que tomou com da Paulista, ou se aqueles eram homens, de nível superior, por volta dos seus 35 - 40 anos, alijados do mercado de trabalho e que, nessa situação, se viram forçados a se transformarem em Homens Placas.

2 comentários:

  1. Rê, pior de tudo isso é que se o kassab vir esses caras, ele manda tirar ou até multa. É a tal limpeza da cidade...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. nossa, Re. chocante, mas é isso mesmo. são muitos os casos próximos em que as pessoas qualificadas se desesperam e aceitam qualquer trocado em troca de qq trabalho. não vamos bem...

    ResponderExcluir