28.1.09

Uma forasteira na Babel de Belém

Para quem já esteve em qualquer uma das edições do Fórum Social Mundial não vai ser difícil entender o título desse post. Seja em Porto Alegre ou Belém, a gente sempre se sente um pouco forasteiro no Território do Fórum Social Mundial.

Um caos organizado toma conta da cidade que se volta, quase que completamente, para receber pessoas que vêm de todos os cantos do país e de vários lugares do mundo, para participar de mais de duas mil atividades distribuídas por vários cantos da cidade.

Mas o ativista que vem para o Fórum não se abate com os contratempos da falta de estrutura, da precariedade das instalações, nem a chuva torrencial que aqui tem hora marcada é capaz de arrefecer os ânimos de quem veio falar ou ouvir idéias para se melhorar o mundo.

Esse sentimento é traduzido por uma participante do Fórum "se não houvessem problemas no mundo a existência desse fórum não seria necessária".

Belém é uma cidade bela e está, durante esta semana, fundida com a beleza das manifestações das mais diferentes culturas. Ele está contaminada pela alegria da juventude que brota aqui e ali.

Um comentário:

  1. Eu me imagino como se tivesse indo ao estádio assistir e torcer por um time que não o Glorioso Tricolor do Morumbi.

    ResponderExcluir