27.3.09

Bem-vindos à Classe C

Muito se tem falado do ingresso de milhares de brasileiros na classe média e da ampliação do peso das camadas de baixa renda no consumo e, portanto, no aquecimento da economia nacional.

Impulsionadas pelo bom desempenho econômico que o Brasil vive nos últimos 6 anos e pelo aumento dos programas governamentais destinados a geração de emprega e renda, essa fatia da população cresce e aparece cada vez mais como foco das atenções do mercado publicitário e nas estratégias de negócios de vários segmentos econômicos.

Recebi, hoje, um clipping sobre Classe C de uma pesquisadora do Instituto de Pesquisa de Opinião – IPO do Rio Grande do Sul, com um apanhado de notícias abordando o comportamento de consumo da Classe C, que segundo a LatinPanel é formada por famílias na faixa de renda mensal entre R$ 1.861,00 e R$ 4.650,00

Pesquisa da McCann Erickson realizada em parceria com o Instituto Data Popular indica que a compra de carro, de preferência zero quilômetro, para uso da família, a estabilidade econômica, trocar a mobília da casa, reservar quantias maiores para o lazer da família e custear o ensino superior dos filhos são algumas das aspirações e prioridades da classe C brasileira.

O desejo da Classe C é aprender a se comportar como classe média
O publicitário e consultor Renato Meirelles, diretor de planejamento da agência Avenida Brasil - única especializada no mercado de baixa renda – lançou esta semana o livro Um jeito fácil de levar a Vida – Guia para enfrentar situações novas sem medo, que esclarece dúvidas acerca das novas situações de consumo e comportamento que a nova Classe C está enfrentado no seu dia-a-dia.

E não são poucas essas situações. Para se ter um exemplo, segundo Meirelles as classes C, D e E representam cerca de 70% do potencial de crescimento do comércio eletrônico. Em 2008, foram movimentados por estas camadas algo em torno de 8,2 bilhões de reais em e-commerce.

Esses consumidores da base da pirâmide econômica detêm hoje 67% dos cartões de crédito do país, em 2008 representaram 39% da audiência na web nacional, foram responsáveis pela recorde de vendas de computadores, que ultrapassaram a de televisores.

Para saber mais sobre Classe C recomendo o http://www.brasildeverdade.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário