23.4.09

A lhaneza de Gilmar Mendes

Lhaneza não é um vocábulo usual. Muitos talvez nunca tenham tido contato com ele. Seus significados são sinceridade, franqueza, amabilidade. O termo foi usado com ironia pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, durante a discussão com o presidente do Supremo, Gilmar Mendes.

Isso porque os adjetivos possíveis de serem atribuidos a Gilmar Mendes são exatamente os opostos à lhaneza. Mas até ai, vá lá, realmente não é necessário ser gentil e amável para ser parte do STF. O problema são os interesses que Gilmar Mendes defende e representa. E ai, Joaquim Barbosa foi direto ao ponto. "Saia à rua", disse Barbosa, referindo-se ao fato de que Mendes tem intimidade com os interesses dos poderosos e não do povo brasileiro.

E na defesa desses interesses, Gilmar Mendes tem perseguido os movimentos sociais, numa escalada conservadora que tem como objetivo se contrapor ao governo do presidente Lula. E quem ganha com isso? A oposição, a direita conservadora, o PSDB.

Eu achei maravilhoso ver o primeiro ministro negro do Supremo Tribunal Federal, indicado pelo presidente Lula, enfrentar de forma tão corajosa e determinada o Gilmar Mendes, que ficou com aquele sorriso cínico naquela cara deslavada.

Para ver a cara deslavada do Gilmar Mendes, assista ao vídeo do debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário