5.8.09

Como enfrentar o PIG

Nesta sexta-feira, 07/08, o Portal Vermelho realizará o debate - Como enfrentar o PIG. O jornalista Rodrigo Vianna, em seu blog Escrevinhador, fala da atividade e dá dicas de textos para não deixar dúvida do papel que cumpre a imprensa golpista no país. Leia abaixo:

Imprensa golpista ontem e hoje: como enfrentar o PIG?


Pretendo acompanhar, nesta sexta-feira (7 de agosto), o debate que o Portal Vermelho (ligado ao PCdoB) promove em São Paulo, a partir de 19 horas.

O tema: "Como enfrentar o PIG - o Partido da Imprensa Golpista?".

Os debatedores: os jornalistas Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada, e Laurindo Lalo Leal Filho, ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - além de Altamiro Borges, que dirige o Portal Vermelho.

Na sequência, haverá o coquetel de lançamento dos livros "A ditadura da mídia", escrito por Altamiro, e "Comunicação pública no Brasil: uma exigência democrática", organizado por Renata Mielli.

Você acha exagero falar em "Imprensa Golpista"?

Então releia o que os jornais escreveram em 64, quando os militares derrubaram o presidente constitucional do Brasil, João Goulart. Só um aperitivo, de "O Globo": “Ressurge a Democracia! Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente das vinculações políticas simpáticas ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é de essencial: a democracia, a lei e a ordem.

Outras textos da Imprensa Golpista em 64 você pode ler aqui - http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15896

Mas não é preciso ir tão longe: lembremos também a tentativa de fraudar a eleição de Brizola em 82, o ativismo da Globo para eleger Collor em 89, a tentativa de derrubar Lula em 2005... Num editorial recente, o "Estadão" reconheceu que ali (em 2005) a "oposição desperdiçou sua melhor oportunidade" - http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/o-aturdimento-do-psdb-estadao-jogou-a-toalha.

Raimundo Pereira, na histórica reportagem de "Carta Capital" em 2006, mostrou como a imprensa golpista atuou na última eleição para presidente. De forma mais discreta do que em 64, ou 89 - certamente. Mas as digitais são as mesmas de sempre.

Por isso, é importante debater: como enfrentar o PIG?

3 comentários:

  1. Bela iniciativa, Rê, já que agora estamos num momento crucial da rediscussão dos padrões midiáticos. Tava querendo ir, mas não sei se vou conseguir. De todo modo, parabéns pelo evento desde já, que com certeza será histórico e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Putz, Re, fui até lá com meu pai e uma amiga que queriam muito ver o debate. Pegamos um trânsito imenso, chegamos 19h30 e não entramos. Isso aconteceu com muita gente. Lamento por isso mas de certa forma fico bem contente pelo sucesso que foi.

    ResponderExcluir