20.8.09

Proibir agora é legal!

Na década de 60, o lema É Proibido Proibir embalou a juventude e a sociedade na luta contra as ditaduras e em defesa das liberdades democráticas.

Passados quase 50 anos, a patrulha conservadora sobre o outro e toda a sorte de proibições reaparecem travestidas da defesa dos interesses gerais da sociedade. O avanço do politicamente correto se desloca das necessárias boas práticas de convívio e de respeito nas relações interpessoais e impregna as artes, as expressões culturais e o direito individual.

É proibido fumar; é proibido todo tipo de propaganda visual na cidade como outdoors, faixas e luminosos; estão proibidas as barracas de lanches nas cercanias dos estádios de futebol; é proibido beber; é proibido circular carros nos horários de pico; é proibido a circulação de ônibus fretado.

Isso mostra como o Estado democrático pode ser tão repressor como o Estado autoritário. O que muda, talvez, é a forma. Em sua coluna semanal, Marcelo Coelho abordou certeiramente o tema, mostrando como o valor das atitudes proibitivas ganhou relevância na esfera pública como elemento propulsor de candidaturas, ocupando o espaço que antes era das grandes obras e realizações. “Não importa. Minha impressão é que, depois do "rouba, mas faz", e do espetáculo parlamentar do "rouba e não faz nada", cria-se uma nova forma de legitimação política para os governantes. Governante bom é aquele que proíbe as coisas”, observa.

Essa escalada repressiva que está em curso com a concordância plasmada da sociedade preocupa tanto pelo que representa simbolicamente, quanto pelo alcance que pode ter. A proibição está ocupando o lugar da educação, da formação, das noções de cidadania. É o retorno da máxima – os fins justificam os meios. Será?

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Rê, vc pegou exatamente no que eu mais temo. Existe educação pela proibição? Na minha opinião não!!!
    Fico muito preocupada com essa onda de proibição e o silêncio que ignora o que há por trás disso!!!

    ResponderExcluir