31.8.09

Veja: Sempre dá para ser pior!!!!

A Veja desta semana está particularmente nojenta. Desculpe-me o leitor, mas não encontrei outro adjetivo para qualificar este semanário que está descaradamente trabalhando em favor dos interesses das elites nacionais.

A criminalização dos movimentos sociais, uma das pautas preferidas da revista dos Civitta, desta vez tem como alvo o MST. "Como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra desvia dinheiro público e verbas estrangeiras para cometer seus crimes", afirma.

Ao qualificar o legítimo direito da luta pela Reforma Agrária no país como "atividade criminosa", a revista desqualifica a ação das lideranças e desconstrói uma das bandeiras mais justas da sociedade brasileira.

Traz, também, a propaganda de um dos seus mais exemplares ideólogos, o sociólogo Demétrio Magnoli, que lançou o livro Uma Gota de Sangue - Historia do Pensamento Racial, onde ataca a política de cotas no Brasil. Ele se vale do discurso pronto e superficial de que as cotas vão trazer o racismo para o Brasil - supostamente um país cordial. Ele é mais um dentro outros que atuam como porta-voz dos que temem perder seu locus social em razão de uma política pública de ação afirmativa para reparar a perseguição e exclusão a qual foi confinada a população negra do Brasil.

Marina Silva é a estrela das páginas amarelas, numa entrevista em que é travestida de Marina Imaculada, assim como a virgem. É triste ver uma militante com a trajetória da senadora permitir ter usa imagem usada e manipulada a serviço do projeto político da direita.

Nas entrelinhas da revista, outras pérolas do veneno de Veja. No SobeDesce, os que estão no vermelho são "o destrambelhado linguista americano", Noam Chomsky, por ter declarado que "Hugo Chávez inspira a construção de outro mundo". E, também, a TV Brasil que "continua a chafurdar em índices de audiência insignificantes".

Depois, insistem em afirmar que praticam jornalismo com isenção e imparcialidade. É o fim.

Um comentário:

  1. A leitura da veja só deve ser indicada por médicos no caso de necessidade de um emético potente.

    ResponderExcluir