9.10.09

10% assistem à TV Brasil

É o que mostrou a pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. O Instituto de Pesquisa que é de propriedade do Grupo Folha – jornal que pediu descaradamente, em editorial, o fechamento da TV Brasil – ouviu 5.192 pessoas em 146 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 18 e 22 de agosto de 2009.

Segundo dados da pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (09) pela EBC, a TV Brasil já é conhecida por um terço da população brasileira, ou 34%, dos quais 15% já assistiram ao canal e 10% o assistem regulamente. A programação é considerada ótima por 22% dos telespectadores e boa por 58%, totalizando 80% de aprovação. Entre os que costumam assistir a TV Brasil em casa, 42% sintonizam o canal por antena parabólica.

Aprovação da Programação
Entre os telespectadores que costumam ver a TV Brasil, a programação foi considerada ótima por 22%, boa por 58%, regular por 20% e ruim ou péssima por 1% . A aprovação de 80% (soma de ótimo e bom) corresponde à nota 4, numa escala variável de 1 a 5. E estes índices foram alcançados antes mesmo do lançamento da nova programação da TV Brasil, na segunda quinzena de setembro.

Interior Parabólico
Entre os 10% de telespectadores que disseram assistir à TV Brasil atualmente, 85% sintonizam o canal em casa. Destes, 42% recebem o sinal através de antena parabólica, 36% através da TV aberta (antena VHF ou UHF) e 22% através de TV por assinatura. Ou seja, a maior audiência da TV Brasil está nas cidades do interior.

Os principais motivos apontados para não assistir à TV Brasil estão as dificuldades de sintonização (42%), desconhecimento (27%), desinteresse (23%) e falta de tempo (19%).

Um canal aberto para a TV Brasil
Estes dados mostram que a empreitada de se criar uma emissora pública no Brasil é viável. Esperar que um empreendimento desta magnitude tivesse resultado imediato, num país onde o poder da radiodifusão privada é tão forte, seria ingenuidade.

Com menos de dois anos, muitos problemas estruturais, poucos recursos e um enorme desafio pela frente, os números da pesquisa Datafolha são um estímulo para seguir em frente e enfrentar novos obstáculos.

Um deles é conquistar um canal aberto para a TV Brasil em São Paulo e em outras praças. A TV pública não pode ficar confinada no canal 69 do UHF. Para isso, a frente de batalha é a discussão das renovações das concessões de canais de televisão que estão operando de forma totalmente irregular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário