26.2.10

Barões da mídia reunidos, boa coisa não é...

Nesta segunda-feira, 01/03, um seleto grupo de concessionários de emissoras de rádio de televisão e proprietários de jornais e revistas estarão reunidos em São Paulo. O ingresso para partilhar desse encontro custa a módica quantia de R$ 500,00.

Com o nome de 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão, os segmentos que se retiraram do processo da 1ª Conferência Nacional de Comunicação – Abert, ANJ, Aner – vão discutir “mecanismos para que nenhum governo possa violar” a liberdade de expressão. Traduzindo para a realidade, o que estes senhores que monopolizam a mídia nacional há décadas vão debater é quais estratégias usar na cobertura de seus veículos para criminalizar os movimentos sociais, deslegitimar as conquistas obtidas na Confecom e pautar a cobertura eleitoral na tentativa de impedir a vitória dos setores progressistas nas eleições de outubro.

Os movimentos sociais da cidade de São Paulo vão realizar um irreverente ato político para desmascarar esse embuste, também na segunda, às 10:30. Participe também! Leia, abaixo, release que divulga o 1º Fórum de Rua Democracia e Liberdade de Expressão – Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais.

Movimentos populares realizam ato em defesa
da liberdade de expressão em São Paulo

De forma irreverente, divertida e muito crítica, movimentos populares e organizações da sociedade civil que lutam pela democratização da mídia realizarão, na próxima segunda-feira (01/03), às 10h30, um ato em frente ao hotel Golden Tulip (Alameda Santos, 85 – Jardins), em São Paulo, em defesa da liberdade de expressão para todos e todas. No mesmo horário, acontecerá, num auditório do hotel, o 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão, organizado pelo Instituto Millenium, formado por banqueiros, industriais e donos dos grandes meios de comunicação do país, para analisar “os problemas causados pela restrição a esse direito fundamental para a construção e o fortalecimento do Estado de Direito e a importância da criação de mecanismos que impeçam sua violação”. O ingresso para participar do evento do Instituto Millenium custa R$ 500,00.

Já o “Fórum de Rua Democracia e Liberdade de Expressão – Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais” será de graça, na rua. O objetivo é convidar a população de São Paulo a debater o tema e afirmar a liberdade de expressão como um direito de todos, e não apenas dos detentores de veículos de comunicação. A sociedade brasileira como um todo exerce seu direito à comunicação? Há uma pluralidade e diversidade de ideias e pontos de vista na grande mídia? Questões como essas estarão em discussão num púlpito aberto a quem quiser se manifestar.

A manifestação dá continuidade à mobilização da sociedade civil por uma mídia mais plural e democrática após a realização da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que aconteceu em dezembro, em Brasília. A Confecom aprovou uma série de resoluções acerca da promoção da diversidade e contra a concentração da propriedade dos meios de comunicação, mas as empresas que agora apóiam o evento do Instituto Millenium se recusaram a participar do debate público, convocado pelo governo federal, que envolveu mais de 20 mil pessoas em todo o país.

Na avaliação dos organizadores do Fórum de Rua, o seminário restrito que essas empresas agora realizam em São Paulo demonstra, mais uma vez, que os donos da mídia brasileira não estão abertos a discutir este tema fundamental com seus próprios leitores, ouvintes e telespectadores. Ao mesmo tempo, rotulam de censura qualquer tentativa de regulação dos meios de comunicação, colocando-as como ameaças à sua liberdade de expressão. O Fórum de Rua pretende mostrar os outros lados deste debate, que sequer chegam à população em geral por serem cerceados pelos grandes meios de comunicação.

Além das entidades e movimentos organizadores, a manifestação contará com a presença de artistas de rua, blogueiros, ativistas e parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário