27.9.10

Ódio de Classe

Olho para os últimos 50 dias e me sinto esquisita. Uma blogueira esquisita. Onde já se viu, no período mais intenso da atividade jornalística e blogueira do país, este blog fechou sua janela. Estou mais para ex-blogueira isso sim. Mas os motivos são vários e justificados.

Ser ex não é o que me incomoda na verdade. Não seria se minha decisão fosse cerrar de vez esta ventana. Mas não é. E por isso me sinto esquisita. O que me incomoda – e nos últimos dias me atormenta – é como voltar. Retomar. É duro. Reabrir esta Janela é o desafio do momento.

E, como quando iniciei este espaço o fiz para ele ser um meio de expressar pensamentos, indignações e ideias, abro uma fresta nesta Janela para expressar a minha perplexidade com a falta de humanidade que há nas pessoas. Falta esta que se revela em momentos de disputa e polarização como a que estamos vivendo nestas eleições.

Recebi um e-mail que está circulando e que faz uma campanha subliminar contra a Dilma e todos que estão aliados a ela que me deixou estarrecida. É o Kit do Brasileiro Vagabundo. Ele exala todo o ódio de classe, todo o asco social que os reacionários da elite brasileira sentem pela gente do povo, pelas pessoas em situação de exclusão e que passaram a ser alvo de políticas públicas do governo Lula.

É a mesma cantilena de sempre – a do assistencialismo, do paternalismo com os pobres, com os negros, com índios, com minorias sociais, pessoas que não passam de escória na visão desses burgueses empedernidos. Aliás, não duvido nada que se dependesse deles, eles mandariam exterminar estes desocupados que vivem nas ruas – sem ter onde morar, o que comer, o que vestir, onde trabalhar e estudar. Gente feia e que enfeia a cidade. É o que eles pensam e sentem, mas têm vergonha de admitir. Ou pelo menos tinham, porque para evitar que Dilma seja eleita é preciso deixar os pudores de lado. A autoria do e-mail é anônima, claro, mas não são anônimos os que o replicam e divulgam.

Um comentário:

  1. Renata, muito bom o seu texto. Outro dia recebi um encabeçado pelo "gênio do mal" Arnaldo Jabor, que fazia uma propaganda pejorativa a Dilma, criticando ácida e desrespeitosamente todos que estavam com ela e no fundo também quem fosse votar nela. E o pior é que quando você discorda deles está violando a liberdade de imprensa ou os direitos humanos... Complicado...
    Parabéns pela lucidez em seu pensamento.

    Abraços

    ResponderExcluir