12.3.14

Marco Civil e Reforma Política, tudo a ver.



A declaração do líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, é de dar nojo. Ontem (11/03/2014) ele afirmou que a bancada do seu partido vai votar contra o Marco Civil da Internet: "Nós queremos votar amanhã [quarta-feira (12/03)] e vamos votar para derrotar", disse.

Será que é porque o Marco Civil da Internet é um projeto ruim para a sociedade brasileira? Não. Pelo contrário e os argumentos em prol do projeto elenco abaixo. Então qual o motivo deste posicionamento do PMDB? Barganha política.

Pois é, infelizmente muitos parlamentares não se posicionam diante dos temas pensando no interesse público. O que vem em primeiro lugar para boa parte de deputados e senadores é o interesse privado – seja ele o próprio individual, o de corporações, ou de como utilizar determinada matéria para barganhar com o governo melhores posições para si e para o seu partido.

Bem, podem pensar alguns, isso faz parte do jogo pragmático da política. Eu, honestamente, acho que a posição do PMDB extrapola toda e qualquer justificativa. Ela prejudica a sociedade em um assunto dos mais importantes para construir um país democrático.

É por isso que o Marco Civil da Internet e a Reforma Política tem tudo a ver. Primeiro porque é preciso acabar com o poder extraordinário que o dinheiro do setor privado exerce sobre o parlamento. O lobby das empresas de Telecomunicações, por exemplo, é poderoso e não ocorre somente nos corredores do Congresso Nacional. Ele se dá antes, na relação com partidos e candidatos, através do financiamento das campanhas. Como funciona: a empresa dá dinheiro para a campanha eleitoral e, em troca, se eleito, o parlamentar e seu partido devem defender os interesses políticos e econômicos dessas empresas.

E ai, o interesse público, esse coitado que não tem o poder do dinheiro para seduzir parlamentares, é colocado de lado. Daí a importância de quem defende o Marco Civil da Internet e outros temas fundamentais para a sociedade, defenderem também uma Reforma Política que tenha como um de seus eixos centrais o fim do financiamento privado das campanhas.

Também seria necessário aprimorar a democracia brasileira e rever esse jogo de composição política que coloca o Executivo de joelhos perante o Legislativo. Deveria haver algum tipo de dispositivo que punisse uma bancada de fazer o que o PMDB está fazendo agora. Claro que o primeiro é o poder do voto popular. Por isso, atenção você que votou em deputados do PMDB: Não permita que o seu parlamentar coloque o interesse privado acima do interesse público. Envie urgentemente uma mensagem para o seu deputado e peça – peça não exija – que ele apoio o Marco Civil da Internet. Clique aqui e veja o e-mail dos deputados do PMDB

Voltando ao #Marco Civil

É a primeira lei do país que foi construída a partir de uma plataforma colaborativa na internet, ou seja, quem usa a rede ajudou a fazer a lei para definir os direitos e deveres que devem ser seguidos para os usuários da web. Depois que seu texto foi consolidado e enviado à Camara dos Deputados, passou por nova consulta on-line e por várias audiências públicas. É um exemplo internacional de construção participativa de uma legislação democrática.

O Marco Civil define os direitos digitais dos cidadãos, entre eles o direito de acessar e distribuir conteúdos sem que os operadores da infra-estrutura, ou seja, as empresas de telecomunicações, possam discriminar os conteúdos que estão sendo transmitidos e cobrar de acordo com o conteúdo. Isso se chama neutralidade de rede.

Por isso, as empresas de Telecomunicações – um dos setores mais lucrativos do mundo – querem impedir a aprovação do Marco Civil. Eles querem acabar com a neutralidade para definir um novo modelo de negócios. Ou seja, mudar a forma como se contrata a internet – que hoje é por velocidade e pacote de dados – para pacote de serviços, ou seja, de forma semelhante à TV por Assinatura. (Internet ameaçada – queremacabar com a liberdade na rede)

Junte-se a quem luta pela liberdade na rede e pelo aprofundamento da democracia. Assine a petição online da Avaaz http://www.avaaz.org/po/o_fim_da_internet_livre_gg/?slideshow


4 comentários:

  1. Anônimo6:23 AM

    Isto vai muito além do que alguns parlamentares brasileiros almejam, é caso perdido como descrito em meu texto sob o título: Carta Magna Mundial para a WWW (Web) – A Grande Teia Mundial para humanos.

    O Vulcão da espionagem mundial denominado por WWW vulgo Word Wide Web que em tradução oficial simpaticamente inofensiva para o português brasileiro; Rede Mundial de Computadores, mas que literalmente é: Grande Teia Mundial. Tão fatal para você e todos os terráqueos, como as teias de aranhas o são para alguns insetos.
    É para quem todos os outros, pseudos independentes sistemas de informática estão submetidos com nomenclaturas que lhes, e nos, dão ilusão de segurança e privacidade com ferramentas inibidoras de ataques cibernéticos e criptografias. Exemplificando entre outros as redes bancárias, os cartões de créditos, as agências de espionagem e os sites de relacionamento. Disponibilizando-nos e a si, senhas que supostamente protegem seus proprietários, mas que na verdade só nos protegem daqueles como nós, simples usuários comuns. Como também proporcionando incontáveis oportunidades de armadilhas para destruir populações carentes de conhecimento como de diferentes culturas, por todos os tipos de criminosos. Até tu Internet simpaticamente inofensiva!
    Partamos de agora em diante que a princípio a Word Wide Web baseia-se na informação para espionagem, em boatos ou fatos e que torna a maior arma de guerra do mundo nos últimos tempos. E todas as WWW ainda que hoje não se precise mais digitar tais letras no início de alguns sites porque estão embutidas. São subalternas a WWW internacional. Cujas reuniões de seus diretores a nível mundial tem ares acima das reuniões da ONU, tamanha a sua importância para o planeta.
    Iludidos aqueles que creem deter qualquer tipo de informação teórica de seus sites particulares que apesar de deficitários financeiramente, em alguns casos, ilogicamente, valem fortunas, mas sempre temporariamente e por fim; dando prejuízos à maioria dos milhões de seus acionistas. Por questões óbvias. Porque sua história leva-nos a crer que não passam de um incrível engodo coletivo, totalmente inconsciente. Manipulado por uma dúzia de conspiradores que levam todos a um equívoco de que aquilo que alguns manipulam na WEB é de propriedade privada. Esquecendo que a maioria ou quiçá a totalidade apesar de movimentarem grandes riquezas no mercado financeiro, somam prejuízos estratosféricos. Levando-nos a acreditar que a única realidade para suas existências é que não passam de alimentadores provisórios do gigantesco sistema financeiro e principalmente e primeiramente: De informação via armazenamento e espionagem de dados na Terra, sumariamente descritos abaixo.
    Pois tudo que passa pelo Éter (nomenclatura atribuída àquilo transmitido via satélite), como transmissões de imagens, dados e vozes via celulares são arquivados há mais de trinta anos. Em três lugares secretos espalhados pelo mundo. Um deles obviamente é nos EUA e os outros já foram largamente divulgados na Net. De acordo com a informação acima, para um bom entendedor não se faz necessário citar o arquivamento e espionagem de dados e vozes da antiga e ainda atual transmissão de dados e vozes via telefonia fixa. Cinco anos antes da data atribuída à criação da Internet.
    Facilitando a espionagem por hipercomputadores usando programas que decodificam qualquer código criptografado e analisam trilhões de conteúdos de fotos ou conversas por imagens e palavras chaves, em milésimos de segundos. Como por exemplo, ingenuamente dizendo, palavras como; ataque terrorista, homem bomba, corrupção às conversas íntimas de relacionamentos extraconjugais de homens e mulheres em posições chaves da política, grandes multinacionais e etc.
    Internet esta cujo fundador Timothy John Berners Lee ou Tim Berners – Lee que na comemoração de 25 anos desta sua criação, quer criar uma ingênua Carta Magna Internacional para o seu uso. Ao mesmo tempo em que os EUA lançam uma teoricamente falsa ideia de cobrar por aquilo que todos os países como a si pagam ouro, a informação.
    ZéM.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:02 AM

    ParteII do Alerta aos Navegantes. Cuidado!

    Iludidos aqueles que creem deter privacidade de qualquer tipo de informação em seus sites, e-mails e dados privados, incluindo as grandes redes de relacionamente deficitárias financeiramente em sua maioria ou totalidade, mas valendo fortunas ilogicamente e sempre temporariamente para por fim; dar prejuízos à maioria dos milhões de seus acionistas. Por questões óbvias. Porque sua história leva-nos a crer que não passam de um incrível engodo coletivo, totalmente inconsciente e que o bom do momento em questões de horas torna-se cansativo e obsoleto.
    Manipulado por dúzia de conspiradores que levam todos ao equívoco de que a WEB é de propriedade individual. Relembrando que a maioria ou quiçá a totalidade apesar de movimentarem grandes riquezas no mercado financeiro, somam prejuízos estratosféricos. Levando-nos a crer que a única realidade para suas existências é que não passam de alimentadores provisórios do gigantesco sistema financeiro e principalmente: Para espionagem.
    Pois tudo que passa pelo Éter ou hipoteticamente fluído cósmico (transmissões via radares, rádios e satélites entre outros), como transmissões de imagens, dados e vozes via celular. São arquivados há mais de trinta anos em três lugares secretos espalhados pelo mundo. Um deles obviamente é nos EUA e os outros já foram largamente divulgados na Net. De acordo com o acima não se faz necessário detalhar a espionagem da telefonia fixa.
    Facilitando a espionagem por hipercomputadores usando programas que decodificam qualquer código criptografado e analisam trilhões de conteúdos de fotos ou conversas por imagens e palavras chaves, em milésimos de segundos. Buscando comprometimentos e escândalos por palavras como; ataque terrorista, homem bomba, corrupção, acesso a sites adultos, conversas íntimas, homossexualismos e relacionamentos extraconjugais de pessoas em posições chaves da política ou grandes multinacionais das indústrias metalúrgicas, petrolíferas, midiáticas, mercado financeiro e etc.
    Algumas das provas deste tipo de ações foram as recentes espionagens divulgadas de entre outros membros da política: A presidente do Brasil Dilma Rousseff e a Primeira Ministra da Alemanha Ângela Merkel, via conversas telefônicas há pouco tempo.
    Internet esta cujo fundador o Inglês nascido em Londres e formado em física na universidade Oxford depois trabalhando no CERN, Sir. Timothy John Berners Lee ou Tim Berners – Lee seu criador (ou seja, do HTTP e HTML) há 25 anos. Agora quer criar uma ingênua Carta Magna Internacional para o seu uso. Ao mesmo tempo em que os EUA lançam uma teórica ideia de cobrar por aquilo que muitos países como a si pagam a peso de ouro, a informação confidencial comprometedora. Como também o seu presidente divulga que esta nação irá mudar o modo de operação para estes casos. O que é impossível, impedir um processo que avança cada vez mais rápido. É o mundo das máquinas prendendo em sua teia mundial primeiramente quem criou armadilhas e as usou contra outrem.
    Não é mais ficção a luta de homens contra a frieza das máquinas.
    ZéM.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:06 AM

    Um alerta aos navegantes: cuidado! Com a Grande Teia Mundial para humanos.
    Parte I
    O Vulcão da espionagem mundial denominado por WWW vulgo World Wide Web que em tradução oficial simpaticamente inofensiva para o português brasileiro é Rede Mundial de Computadores, mas que literalmente deve ser Grande Teia Mundial. Tão fatal para você e todos os terráqueos, como as teias de aranhas o são para alguns insetos. É para quem todos os outros, pseudos independentes sistemas de informática estão submetidos com nomenclaturas que lhes, e nos, dão ilusão de segurança e privacidade com ferramentas inibidoras de ataques cibernéticos e criptografias. Exemplificando entre outros as redes bancárias, os cartões de créditos, as agências de espionagem e os sites de relacionamento. Disponibilizando-nos e a si, senhas que supostamente protegem seus proprietários, mas que na verdade só nos protegem daqueles como nós, simples usuários sem acesso aos binários códigos de todos os computadores. Como também proporcionando incontáveis oportunidades de armadilhas para destruir populações carentes de conhecimento como de diferentes culturas, por todos os tipos de criminosos. Até tu Internet simpaticamente inofensiva!
    Partamos do princípio; a World Wide Web baseia-se na informação para espionagem, é a maior arma de guerra do mundo nos últimos tempos. E todas as WWW são subalternas a WWW internacional. Cujas reuniões de seus diretores a nível mundial tem ares acima das reuniões da ONU, tamanha a sua importância para o planeta.
    Zén.
    *Continua.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:09 AM

    Um alerta aos navegantes: cuidado! Com a Grande Teia Mundial para humanos.
    Parte II.
    Iludidos aqueles que creem deter privacidade de qualquer tipo de informação em seus sites, e-mails e dados privados, incluindo as grandes redes de relacionamente deficitárias financeiramente em sua maioria ou totalidade, mas valendo fortunas ilogicamente e sempre temporariamente para por fim; dar prejuízos à maioria dos milhões de seus acionistas. Por questões óbvias. Porque sua história leva-nos a crer que não passam de um incrível engodo coletivo, totalmente inconsciente e que o bom do momento em questões de horas torna-se cansativo e obsoleto.
    Manipulado por dúzia de conspiradores que levam todos ao equívoco de que a WEB é de propriedade individual. Relembrando que a maioria ou quiçá a totalidade apesar de movimentarem grandes riquezas no mercado financeiro, somam prejuízos estratosféricos. Levando-nos a crer que a única realidade para suas existências é que não passam de alimentadores provisórios do gigantesco sistema financeiro e principalmente: Para espionagem.
    Pois tudo que passa pelo Éter ou hipoteticamente fluído cósmico (transmissões via radares, rádios e satélites entre outros), como transmissões de imagens, dados e vozes via celular. São arquivados há mais de trinta anos em três lugares secretos espalhados pelo mundo. Um deles obviamente é nos EUA e os outros já foram largamente divulgados na Net. De acordo com o acima não se faz necessário detalhar a espionagem da telefonia fixa.
    Facilitando a espionagem por hipercomputadores usando programas que decodificam qualquer código criptografado e analisam trilhões de conteúdos de fotos ou conversas por imagens e palavras chaves, em milésimos de segundos. Buscando comprometimentos e escândalos por palavras como; ataque terrorista, homem bomba, corrupção, acesso a sites adultos, conversas íntimas, homossexualismos e relacionamentos extraconjugais de pessoas em posições chaves da política ou grandes multinacionais das indústrias metalúrgicas, petrolíferas, midiáticas, mercado financeiro e etc.
    Algumas das provas deste tipo de ações foram as recentes espionagens divulgadas de entre outros membros da política: A presidente do Brasil Dilma Rousseff e a Primeira Ministra da Alemanha Ângela Merkel, via conversas telefônicas há pouco tempo.
    Internet esta cujo fundador o Inglês nascido em Londres e formado em física na universidade Oxford depois trabalhando no CERN, Sir. Timothy John Berners Lee ou Tim Berners – Lee seu criador (ou seja, do HTTP e HTML) há 25 anos. Agora quer criar uma ingênua Carta Magna Internacional para o seu uso. Ao mesmo tempo em que os EUA lançam uma teórica ideia de cobrar por aquilo que muitos países como a si pagam a peso de ouro, a informação confidencial comprometedora. Como também o seu presidente divulga que esta nação irá mudar o modo de operação para estes casos. O que é impossível, impedir um processo que avança cada vez mais rápido. É o mundo das máquinas prendendo em sua teia mundial primeiramente quem criou armadilhas e as usou contra outrem.
    Não é mais ficção a luta de homens contra a frieza das máquinas.
    ZéM.

    ResponderExcluir