31.10.06

Manual de Auto-Ajuda

Um rápido giro pelos principais portais de notícias, blogs e outros meios dá mostras de que está aberta a temporada de balanço da mídia brasileira. O que isso terá de conseqüências ainda é cedo para dizer.
Conflitos entre partes e inteiros sobram nesse debate que, para ter algum efeito positivo e concreto irá carecer de direcionamento. Cabe a pergunta: de quem? A resposta pode desagradar a maioria da coorporação jornalística mas acredito ser um tanto óbvia - do Estado.
Sim, porque os meios de comunicação são concessões públicas, e deveriam estar prestando um serviço público, de interesse da sociedade.
Bem, ai começam as várias interpretações que levam a debates fossilizados e chavões: isso é interveção, censura, tráfico de influência, e por ai vai.
O fato é que se não houver um rumo, toda essa discussão acabará se transformando em terapia barata e, quem sabe, renderá manuais de auto-ajuda, mas não interferirá decisivamente para a democratização e pluralidade dos nossos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário