24.11.06

1972 – filme ou almanaque?


Tudo começou com a idéia de fazer um almanaque. Primeiro veio o estrondoso sucesso do ‘Almanaque anos 80’, que cativou a geração que cresceu assistindo Bozo, brincando de Cubo Mágico e mascando Bubbaloo.

Em seguida, pegando carona nessa onda, veio o ‘Almanaque anos 70’, organizado pela jornalista Ana Maria Bahiana. Foi a vez da geração que circulava de Fusca, assistia Dancing Days e curtia rock n´roll ter o seu livro de recordações. Só que Bahiana quis mais do que um livro, ela quis um filme, e nasceu ‘1972’.

Dirigido pelo jornalista José Emilio Rondeau, ‘1972’ tenta retratar uma geração que procurava construir uma identidade em meio a um país castrado pela ditadura militar. No filme, os antagonismos se dão pela contraposição dos personagens que vivem na periferia e os da zona sul carioca. Os sonhos de sucesso do jovem Snoopy (Rafael Rocha), que luta para vencer na vida e sair do subúrbio com sua banda de rock – Vide Bula; e os de Júlia (Dandara Guerra), moça rica que tenta reconhecimento como jornalista sem que seja preciso a influência dos pais.

Os dois se cruzam e, como já é de se esperar, se apaixonam e vivem os conflitos de um amor entre classes sociais. Os estreantes Rafael Rocha e Dandara Guerra, filha de Cláudia Ohana e Ruy Guerra, não convencem em suas interpretações. Tony Tornado rouba a cena como Tião, um militar que vive com o fantasma da tortura e acaba sendo conselheiro de Snoopy. Vale o destaque para as atuações de Bem Gil – Zé e Débora Lamm – Monique.

A história do filme, já cansada, vai se desenvolvendo sem muita criatividade. As seqüências mais se parecem com as páginas de um almanaque que podem ser folheadas sem que haja uma ordem. A trilha sonora, que poderia ser um diferencial, dada a riqueza dos efervescentes anos 70, deixa a desejar.

Enfim, o ano de 1972 assim como toda a década de 70 foram anos intensos, ao contrário do filme, que se arrasta sem saber aonde quer chegar e o que quer ser. Melhor investir no Almanaque.

Ficha técnica
1972
– 104 min.
Direção – José Emilio Rondeau
Produção – Ana Maria Bahiana e Tarcísio Vidigal
Elenco: Rafael Rocha, Dandara Guerra, Bem Gil, Débora Lamm, Dudu Azevedo, Lúcio Mauro Filho, Louise Cardoso, Pierre dos Santos, Tony Tornado

Publicado no www.estudantenet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário