20.8.07

O Estadão e os blogs

"1 blog incomoda muita gente, 2 blogs incomodam, incomodam muito mais. 3 blogs incomodam muita gente, 3 milhões, incomodam, incomodam, incomodam............. 1 milhão de vezez mais!"
O Estadão, em busca de garantir o trono da credibilidade da informação, resolveu partir para o ataque aos blogs. Sinal de que alguma influência no debate público estes instrumentos interativos de comunicação já alcançaram.
Tanto os blogs vinculados aos grandes veículos (como o próprio Estadão), mas principalmente os blogueiros indepentendes da blogosfera têm abocanhado, aos poucos, uma fatia de leitores, o que, por si só, já é uma ameaça ao monopólio da informação e da opinião veiculado pela grande mídia.
Claro que nem tudo que se lê num blog é informação consistente ou confiável, afinal, a grande parte dos blogs é feito por não jornalistas, ou não profissionais e é preciso cuidado ao selecionar por temas e conteúdos o que é ou não um endereço que merece ser usado como referência. Mas, vamos e venhamos, os jornais protegidos pelo manto do profissionalismo têm, cada dia mais, se transformando em fontes pouco consistes e muitas vezes não confiáveis.
A falta de transparência editorial que impregna a atividade jornalística da grande mídia e o surgimento de canais que expressam fatos e opiniões a partir de outros pontos de vista, e de forma mais transparente, é um problema que precisa ser resolvido pela ótica dos empresários da comunicação. A questão é que a solução para essa grande mídia é, ao invés de buscar instrumentos para garantir maior participação e transparência, atacar e desqualificar os que estão procurando dar uma outra versão dos fatos.
Da pequena parte que me cabe neste latifúndio - isto é - como blogueira independente que sou - continuarei lutando para que este humilde espaço de idéias continue - este e de todos os outros blogueiros amigos.

Um comentário:

  1. É isso aí, Re! Tem razão!
    Se eles estão atacando é pq temem.
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir