21.8.07

Época: Doutor Google

Tomei um susto quando me deparei com a capa da Época desta semana: Dr. Google. Explico: há quinze dias, acometida por uma crise de enxaqueca, fui ao hospital em busca do sorinho milagroso, aquele que ao penetrar em nossa circulação alivia quase que imediatamente a danada da dor insuportável de cabeça.
Sou novata nessa história de enxaqueca. Tive cerca de 5 ou 6 crises. Na primeira, praticamente inutilizada, nem imaginava do que se tratava aquela dor horrível quando no hospital o médico arriscou - enxaqueca. Foi ai que descobri o bentido sorinho.
Bem, voltemos há quinze dias atrás. Fui ao Hospital 9 de Julho e passei por aquele ritual: primeiro uma pré-consulta - onde uma enfermeira mede sua pressão e tira a temperatura; para em seguida ser encaminhada ao médico de plantão. Fui atendida por um rapaz robusto, aparentemente mais novo do que eu, muito simpático que nem precisou fazer o diagnóstico, porque eu já o tinha. Enxaqueca. O médico era apenas um intermediário entre mim e o sorinho. Mas antes de me encaminhar ele fez uma breve descrição da enfermidade que é a 'doença da mulher moderna' - palavras dele. E, enquanto me acompanhava até a sala de medicação, ele sugeriu: você que é jornalista e gosta de internet, dá um google para saber mais sobre enxaqueca. Fiquei estupefata - onde já se viu um médico sugerir que um paciente procure no google informações sobre uma doença. Achei despropositado.
Mas, curiosa e até irritada por não ter pensado nisso antes, no dia seguinte ao ligar o computador fiz imediatamente a busca sugerida. São aproximadamente 216 mil resultados para o verbete. Todo o tipo de conteúdo em blogs, sites, notícias... é verdade que há informações interessantes, mas também muito disparate. Selecionar o que é ou não confiável não é tarefa fácil.
A reportagem de Época aborda a questão de forma equilibrada e ressaltando que até para surfar numa web-saúde é importante a orientação médica.

3 comentários:

  1. Anônimo7:32 PM

    Boa noite Renata, neste momento começa campanha contra mídia seletiva e tendenciosa... Fizemos um protesto neste dia 15/9 em frente ao prédio da Folha de São Paulo, eram cerca de 200 pessoas entregando um Manifesto de cinco laudas...

    VEJA SE A FOLHA NOTICIOU ALGUMA COISA SOBRE ISSO. CLARO QUE NÃO.

    Entenda um pouco mais, veja a cobertura do evento feita pela mídia alternativa.

    As referências são todas estas que vc cita como favoritos em seu espaço...

    visite:

    http://edu.guim.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O melhor amigo do hipocondríaco é a internet...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:48 PM

    Venho por meio deste, parabenizar o brilhante trabalho carnavalesco junto à comunidade Castelo Branco, que desfilou no domingo, dia 3/2/2008, com o tema "Bosque dos Jequitibás, da Mata Atlântica ao berço dos animais", o qual tive a honra de participar. Sou a maior incentivadora das manifestações artísticas onde prevaleça a ordem e a amabilidade. Sou campineira e pela primeira vez, desfilei no Carnaval de rua de Campinas. Fiquei feliz . Agradeço ao Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Rosa de Prata e ao presidente da Escola Sr. Marcos Antonio Geremias, pelo gentilíssimo convite e parabenizo pela escolha do tema, cuja maravilhosa letra do samba enredo discorre sobre a magia do Bosque dos Jequitibás. Parabenizo novamente a Escola de Samba Rosa de Prata e seus carismáticos integrantes da Vila Castelo Branco que fizeram uma belíssima e elegante apresentação com fantasias luxuosas e que abrilhantaram a história da cidade de Campinas num esforço coletivo, cheio de requinte e dedicação onde pude constatar que a Escola de Samba Rosa de Prata, interagiu com a população da cidade, com muito charme e galhardia. Estendo os parabéns ao carnavalesco Rubens Eduardo Silva e a todos os participantes de apoio que contribuíram para o sucesso da Escola Rosa de Prata e a comunidade consagrada da Vila Castelo Branco. Sou testemunha do esforço e da competência de cada integrante que suou a camisa pela escola oferecendo à Campinas um trabalho carnavalesco da alta confiabilidade. Parabéns e muitos parabéns.
    Macromar Mielli Andrietta
    Defensora do Museu do Bosque

    Fone 91036557

    ResponderExcluir