Uma campanha eleitoral bem sucedida – dirigida por um dos maiores magos do marketing político, o apadrinhamento do governador José Serra e a conivência dos principais veículos de comunicação de São Paulo foram os ingredientes que levaram à vitória do prefeito Gilberto Kassab.
Uma novena de promessas foi rezada para os eleitores, em particular na área da Saúde. Kassab e seu marqueteiro maquiaram os números e deram lustre às AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) para passar ao cidadão paulistano a falsa ideia de que estava em curso uma revolução na saúde da cidade.
Menos de 6 meses depois do resultado eleitoral, o povo de São Paulo já sabe que foi enganado. Nesta sexta-feira, O Estado de São Paulo divulgou uma apuração realizada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo que revelou que 149.723 pessoas aguardavam, já em 2008, por consultas médicas com especialistas e realização de exames, entre outros procedimentos. Esse número só na região sul da capital, área em que vivem 2,4 milhões de pessoas. O tempo de espera verificado era de 3 a 90 dias, em média. Veja, como está explicito que Kassab maquiou os dados deliberadamente para não ser prejudicado no pleito eleitoral.
Os jornais – que se calaram e deixaram de divulgar os problemas da cidade para evitar que Marta Suplicy saísse vitoriosa – não puderam esconder por muito tempo o que de fato a prefeitura administrada por Kassab tem feito – cortar gastos sociais, interromper a construção de obras (creches, escolas, postos de saúde, hospitais) e rasgar despudoradamente suas promessas de campanha.
Como aponta a reportagem, esses dados são da própria Prefeitura, mas geralmente não são divulgados – claro, divulgar informações que prejudicariam o prefeito, para quê? A falta de compromisso com as questões da saúde e o atendimento da população é tanta que a prefeitura nem tem se dignado a enviar representantes para as reuniões realizadas pela Defensoria para debater o assunto.
O problema não se resume à região sul e, ciente disso, a Defensoria já está realizando o levantamento para as outras regiões da cidade e verificar quão fundo é o posso da falta de atendimento de saúde para a população.
Não é a primeira vez que a Saúde é carro chefe de campanhas. Também em 2004, o governador José Serra foi eleito com essa bandeira.
Para o especialista em ciências políticas Alberto Carlos Almeida, autor do livro "A Cabeça do Eleitor" (Editora Record) – que foi ouvido pela Folha pouco depois do primeiro turno, a dianteira do Kassab, já naquele momento, se deveu à uma acertada estratégia do candidato. "Durante a campanha inteira foi falado insistentemente sobre a questão da saúde. Em duas frentes: o que foi feito e o ainda pode ser feito", disse Almeida. Com isso, segundo o especialista, ele conseguiu se infiltrar entre a população de classe social baixa, crescendo sobre o eleitorado de Marta. Almeida lembrou que uma estratégia muito semelhante foi usada pelo governador José Serra (PSDB) em 2004, quando o tucano concorreu à Prefeitura de São Paulo contra a petista.
Diante de tanta omissão, enganação e impunidade – tanto desses partidos quanto da mídia conivente com métodos para lá de questionáveis para garantir a eleição de pessoas com base em falsas informações e promessas – o que fica é uma revolta e a sensação de impotência.
Leia a reportagem que divulgou os dados da Defensoria
Leia a reportagem com as declarações do cientista político Carlos Alberto de Almeida
Os paulistanos votaram na propaganda. Pena que ela não governa...
ResponderExcluirE a cara-de-pau do generalzinho no CQC, falando que não usa palavrão e se esquecendo do dia dessa foto?
Beijo!