17.4.09

Propina para a merenda escolar paulistana

Está nos jornais de hoje - Ministério Público Estadual tem grandes indícios de que é procedente a denúncia sobre o pagamento de propina para funcionários da prefeitura pelas empresas terceirizadas que oferecem a merenda escolar às escolas municipais de São Paulo. As investigações começaram em 2007.

A Folha de S.Paulo ostenta em sua reportagem que as investigações começaram após denúncia publicada pelo jornal. Ocorre que este mesmo jornal calou sobre qualquer tipo de irregularidade cometida pela administração paulistana por todo o ano de 2008. Isso para não prejudicar o projeto eleitoral do demo-tucano Gilberto Kassab, herdeiro e fiel escudeiro do governador José Serra.

Na sua campanha eleitoral, Kassab se vangloriou de ter revolucionado a qualidade da merenda, inclusive colocando na propaganda as imagens das crianças nos refeitórios em torno de várias latas de leite Ninho. A publicidade do leite da Nestlé deu o que falar. Tanto que Kassab passou a evitar o rótulo do leite nos comerciais e mostrava apenas a lata amarelinha no fundo. Imagine a grana que não rolou para essa publicidade 'desinteressada'.

Para o Ministério Público, a terceirização onerara os cofres públicos e traz perigos para a saúde das crianças. A revolução levada a cabo pela gestão Kassab na merenda escolar foi a opção pela terceirização dos serviços. Desde então, uma série de irregularidades estão sendo detectadas. O jornal O Estado de São Paulo traz uma lista bem didática delas.

No quesito armazenamento, foram encontrados freezers cheios com legumes de validades vencidas, iogurtes armazenados com carnes, peixes e salcichas, salcichas e almôndegas guardadas fora do congelador.

Com relação à quantidade de refeição oferecida às crianças, observou-se que um prato de comida pesava 540 gramas, dos quais 450 eram do prato e apenas 90 de alimento. Uma salcicha chega a ser dividida para 3 crianças!

As carnes apresentam excesso de gordura e textura heterogênea. Em algumas peças de patinho, foi constatado mau cheiro, mesmo com a peça congelada. Um importante item da alimentação, as frutas, são oferecidas em pouca quantidade e geralmente são de baixa qualidade.

O modelo da terceirização propiciou a implantação da máfia da merenda. Os promotores que investigam os casos estão convictos de que as empresas praticaram crimes.

A sociedade e os trabalhadores em educação do município não podem ficar de braços cruzados diante de tão grave denúncia. A imprensa, que foi conivente durante 2008, agora não tem mais como esconder os podres da administração paulistana. E, aos poucos, a população vai sendo esclarecida e vai percebendo que péssimo prefeito é o Kassab.

2 comentários:

  1. Recebi um comentário neste post de um tal de Luis Carlos, sem qualquer conteúdo que utilizou xingamentos e palavrões. Excluí o comentário do blog. É a primeira vez que faço isso desde que criei este espaço em fevereiro de 2006. Espero não precisar fazer novamente. É lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata!

    Gostei muito do seu blog. Notícias muito pertinentes e opiniões bem formadas.

    Venho aqui falar do portal Alternativa Brasil que entrou no ar com uma proposta de reunir pessoas com opiniões próprias para discutir uma alternativa consistente para nosso com um espaço de intervenção no debate econômico e político atual país.

    Te convido a conhecer o Portal Alternativa Brasil e participar com sua opinião ou críticas.

    É através de debates e criticas de qualidade que encontraremos soluções para um Brasil melhor!

    Participe! http://portal.alternativabrasil.org/

    Abraços, Taciana

    ResponderExcluir