11.5.09

Eu quero a Internet Livre!

A colaboração está na origem e na essência da Internet. A possibilidade de existirem várias pessoas conectadas e trocando ideias e experiências é o que permite o desenvolvimento de novas ferramentas. Desse ambiente colaborativo emergiu uma realidade virtual que se assenta na liberdade da circulação de informação, cultura e conhecimento, que estão a um clique de qualquer pessoa do planeta.

Mas colaboração e liberdade são termos banidos da sociedade capitalista, que patenteia tudo e todos, que restringe o acesso ao conhecimento para manter o domínio de poucos sobre muitos.
Então, a liberdade e a colaboração existentes da web são um incômodo, um mal a ser extirpado.

Por isso, as tentativas de controle da web surgem por todo o planeta das mais diferentes formas. Na França, um projeto de lei do governo conservador de Sarkozi tentou bloquear as redes P2P e tornar suspeitos de prática criminosa todos os seus usuários. O projeto foi derrotado. No Brasil a tentativa de controlar a liberdade na web, tomou a forma de um projeto do senador Eduardo Azeredo, aprovado no senado e que está para ser apreciado pela Câmara dos Deputados. O seu objetivo é impedir a existência de redes abertas, ou como bem explicou Sergio Amadeu em seu blog: “Seu objetivo é criminalizar práticas cotidianas na Internet, tornar suspeitas as redes P2P, impedir a existência de redes abertas, reforçar o DRM que impedirá o livre uso de aparelhos digitais. Entre outros absurdos, o projeto quer transformar os provedores de acesso em uma espécie de polícia privada. O projeto coloca em risco a privacidade dos internautas e, se aprovado, elevará o já elavado custo de comunicação no Brasil”.

Bem, é por tudo isso que no dia 14 de maio, às 19:30 hs, na Assembleia Legislativa de SP, vai acontecer um ato em defesa da liberdade na internet. Temos que marcar a nossa presença e fazer crescer a rede dos que lutam pela liberdade e contra o controle na Internet. O ato será transmitido ao vivo por streaming e também terá cobertura em tempo real pelo Twitter e pelo Facebook.

2 comentários:

  1. Tô mal na rede. Não sei o que é streaming, twitter e facebook. Pelos nomes, deve ser coisa boa. Quanto à gripe corinthiana, sim, de fato ela existe. O Ronaldo Fenômeno, o Dentinho e mais três jogadores do time pegaram a "Flu". Na quarta nós ganhamos do Flu e os vírus que se danem!!!
    Nivaldo

    ResponderExcluir
  2. Eita Renatinha que esse troço é grave demais mesmo. Acho que essa história da mobilizações, dos atos contra o Projeto Azeredo devem se espalhar mais pelo país.

    ResponderExcluir