5.5.09

Um novo Ensino Médio

Há um grande consenso na avaliação de que o Ensino Médio é o nível educacional mais problemático do país. Mas, até o momento, nenhum governo ousou enfrentar o debate e propor alternativas.

Muitos são os fatores que podem explicar essa lacuna: inseguranças sobre os melhores caminhos a seguir, que mudanças aplicar e como envolver os professores nessa discussão.

A escola deveria ser um espaço de construção de saberes, de amplo debate e portanto um ambiente democrático e progressista. Mas, infelizmente, ela se consolidou como a antítese disso tudo. Portanto, as mudanças e adequações da escola à vida real, à sociedade acabam sendo vagarosas e residuais.

A proposta que circula no Conselho Nacional de Educação e no MEC tem o importante mérito de abrir a discussão em torno da necessidade de se implantar mudanças. Já tem despertado todo o tipo de posição sectária e refratária por parcela da mídia, organizações sindicais e movimentos acadêmicos.

Antes de tomar posição, educadores, estudantes e sociedade deveriam postar-se de forma mais aberta para participar do debate e analisar a fundo as propostas que serão apresentadas.

Um comentário:

  1. E aí, Rê, a gente se depara com coisas como essa:

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/serra-e-kassab-demolem-os-ceus/

    Além de não promover o debate, o poder público ainda consegue estragar o que já é ruim.

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