20.6.09

SPFC: O que esperar de Ricardo Gomes

A última quinta-feira (18) foi um balde de água gelada na cabeça de todo tricolor paulista. Uma vitória simples bastava para o time do Morumbi avançar na Libertadores da América. Vencemos o Cruzeiro pelo campeonato brasileiro. O placar positivo em casa não parecia, nem de longe, uma impossibilidade. Mas foi. Perdemos.

A derrota deste ano foi bem menos dramática do que a de 2008, quando a classificação nos escapou aos 46 minutos do segundo tempo, com o gol do Washington - não dá para esquecer. Naquela ocasião não tinha dúvida da continuidade do Muricy.

Mas, a primeira certeza que me veio com a derrota deste ano era de que o comando da equipe seria alterado. Muricy seria demitido. Comentei isso com vários colegas. Assim, o anúncio da demissão não me pegou de surpresa. O time não se encontrou no primeiro semestre. A Libertadores é prioridade para o Clube. Perdemos pela 4ª vez consecutiva. Muricy, mesmo com a trajetória de conquistas para o São Paulo não sobreviveria a mais essa desclassificação.

Que surpresa de mal gosto
O que me pegou de surpresa foi a notícia da contratação do ex-zagueiro Ricardo Gomes. Acordei esta manhã - quando dá, aos sábados aproveito para dormir mais um pouco. Sozinha em casa, fiz um suco de laranja e tranquilamente abri os jornais impressos que confirmavam a demissão. O Estadão expeculava sobre a contratação de Abel Braga. Ai liguei a internet e fiquei boquiaberta: Ricardo Gomes?????

Não posso falar por toda a nação tricolor, nem cheguei a conversar com ninguém sobre a novidade, mas a primeira vista a escolha da diretoria do São Paulo é inexplicável. Ricardo Gomes não tem experiência para comandar o tricolor, não tem personalidade futebolística (nunca teve, nem como jogador). Suas passagens como técnico de clubes europeus produziram resultados pífios.

Demitir um dos melhores - para muitos o melhor - técnico de futebol em atividade no Brasil para contratar o sem expressão Ricardo Gomes é uma escolha sem sentido. Com a permanência de Muricy poderíamos ainda pensar numa virada no Brasileiro e numa boa classificação - que nos colocasse em posição para voltarmos a Libertadores em 2010. Com Ricardo Gomes o que podemos esperar?

Se eu fosse otimista diria que não podemos esperar nada. Como sou pessimista digo que podemos esperar inclusive o pior.

3 comentários:

  1. podemos esperar que o time vai afundar, mas como diz um trechinho do hino do nosso Tricolor: São Paulo clube querido/Tu tens o nosso amor/Teu nome e tuas glórias/Têm honra e resplendor

    ResponderExcluir
  2. Deixa o homem trabalhar...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:34 PM

    aff o cara e louco .......

    ResponderExcluir