29.7.09

A vida como ela é

Neste julho frio e úmido, uma boa pedida é o sofá, um bom filme, um bom vinho. No último final de semana, assisti em casa a dois filmes pouco divulgados que mostram a sensibilidade de ver e viver a vida como ela é.

Reflexos da Inocência e Uma amizade sem fronteiras são crônicas do cotidiano de personagens comuns, da vida sem glamour e retoques. Histórias que não têm compromisso com o famigerado ‘happy end’ ou com explicitar ‘a moral da história’, ainda que eles existam – cada um a sua maneira.

No drama Reflexos da Inocência, dirigido por Baillie Walsh, Joe Scott – um ator holywoodiano entregue às drogas e exageros do show bizz – recebe a notícia da morte de seu amigo de infância. Começa ai um carrossel de lembranças que montam a narrativa e constroem o próprio personagem a partir de sua adolescência na Inglaterra dos anos 70.

Interpretado por Harry Eden na fase adolescente, o jovem Joe Scott foge para os Estados Unidos depois de uma tragédia que contou com sua participação – ainda que indiretamente. Os dilemas do certo e errado contrastam com a realidade que envolve as pessoas, num dia-a-dia formado pela sucessão de acontecimentos. E, por mais dramáticos que estes sejam, não paralisam a vida, mas a moldam. Assim, o Joe Scott adulto – interpretado na fase adulta por Daniel Craig, que se consagrou como o novo James Bond – ao voltar para o enterro do amigo, se dá conta de que o presente é outro e o passado está onde deveria estar – no passado.

Uma amizade sem fronteiras conta a vida de Momo (Pierre Boulanger), um adolescente abandonado pela mãe e criado pelo pai numa rua de prostitutas do subúrbio parisiense da década de 60. O rapaz de 16 anos, que está descobrindo o sexo e o amor, se vê abandonado também pelo pai. A amizade com o dono da mercearia, Ibrahim (Omar Sharif), um turco mulçumano também solitário, é tudo o que lhe resta. Sem melodrama, a narrativa mostra os desafios da vida e seu ciclo, nem sempre virtuoso.

As fronteiras de idade, religião e nacionalidade não existem para Momo e Ibrahim, o primeiro carente de uma figura paterna e o segundo de um filho a quem ensinar o que aprendeu na vida e no Alcorão. Os dois solitários se encontram e vivem uma breve, mas intensa amizade, e Momo, ao final, herda a vida de Ibrahim.

Dois filmes cheios de vida e realidade. Valem a pena.

.... E para acompanhar, minha dica é....
Uma tábua de queijos e um bom vinho - se puder, experiente o argentino Luigi Bosca - Malbec - DOC (De Origem Controlada)

Ficha Técnica

Reflexos da Inocência
Título Original: Flashbacks of a Fool
Gênero: Drama
Direção: Baillie Walsh
Ano: 2008
Elenco:
Daniel Craig
Claire Forlani
Harry Eden
Helen McCrory
Mark Strong

Amizade Sem Fronteiras
Título Original: Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran
Gênero: Drama
Direção: François Dupeyron
Ano de Lançamento (França): 2003
Elenco:
Omar Sharif
Pierre Boulanger
Gilbert Melki
Isabelle Renauld
Lola Naymark
Anne Suarez
Mata Gabin
Céline Samie
Isabelle Adjani

Nenhum comentário:

Postar um comentário