10.9.09

Cinema na Periferia

Já falei, neste blog, sobre a questão da formação de novos públicos culturais, quando abordei a proposta do governo federal da criação do Vale Cultura.

Certamente, entre os gargalos que fizeram com que nossos públicos minguassem ao longo das décadas estão o preço do ingresso e o acesso. As cidades, em particular as capitais, viveram nas últimas duas décadas o boom do Shopping Center, que foram pipocando nas regiões centrais e mais nobres.

O shopping se transformou no novo ‘habitat urbano’. Para ele migraram as lojas, supermercados, lanchonetes, restaurantes, cinemas, teatros e as pessoas. Mas não quaisquer pessoas. O espaço reservado dos shoppings nasceu com a seleção dos públicos. Seja direta ou indiretamente.

Há, por exemplo, em Curitiba, um shopping que proibiu a entrada dos moradores de baixa renda que vivem na comunidade mais próxima. Em São Paulo, o novo Shopping Cidade Jardim nasceu vocacionado para a classe A.

Cinema na periferia
Esse distanciamento das pessoas do cinema, a difusão da TV a cabo, o pipocar das locadoras e o crescimento de DVD´s com os lançamentos do cinema criaram o público da telinha, ou seja, assistir aos filmes em casa, com a família, pagando muito pouco por isso.

Para mudar esse comportamento não basta, apenas, abrir salas e baixar o preço – ainda que este seja, claro, o ponto de partida. É preciso, além de pensar preço e acesso (com facilidade de transporte), ter uma política de formação de públicos que estimule a pessoa a voltar ao cinema.

Criar sessões voltadas para a família, com preços diferenciados, incluir o cinema no circuito das atividades extracurriculares da escola, promover debates vinculados à temática do filme exibido, ou seja, agregar valores adicionais à exibição. A tecnologia 3D, por exemplo, pode ser um atrativo que seduza as pessoas a irem ao cinema.

Iniciativas como a noticiada na Ilustrada desta quinta, de abertura de salas em supermercados da periferia carioca e paulista, deve ser comemorada, mas precisa ser acompanhada de uma proposta de inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário