30.11.09

O barbeiro de Sevilha

O que pode haver em comum entre uma das mais famosas óperas já encenadas, a popular macarena e um hare krishna? Para descobrir sugiro que vá ao Theatro São Pedro e assista à montagem da ópera de Gioachino Rossini, que tem a direção cênica de Willian Pereira e a direção musical e regência do maestro Emiliano Patarra. Os músicos são da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos.

Em cartaz até 03 de dezembro, a ópera bufa de dois atos conta a história das artimanhas do barbeiro Fígaro para ajudar o Conde de Almaviva a conquistar Rosina, moça que vive sob a tutela de Don Bártolo. Uma sucessão de situações hilárias que mostra a força da comédia romanesca.

Na montagem de Willian Pereira, o público vai se surpreender ao ver os personagens do século XVIII aparecerem em cena fazendo referências a situações contemporâneas. Uma ópera vibrante, com um dos repertórios mais famosos da música erudita.

Com um elenco de vozes marcantes, o destaque fica para a interpretação cômica dos personagens. O tenor Flávio Leite (Conde de Almaviva) está espetacular. A mezzo-soprano Luciana Bueno (Rosina) arranca aplausos do público e o barítono Rodrigo Esteves interpreta Fígaro com espiritualidade.

Ópera para deficientes visuais
Mas os aplausos não são apenas para os artistas. Os produtores e a direção do teatro também merecem toda a reverência. É que a ópera tem recursos de audiodescrição para portadores de deficiência visual, além de acessibilidade para outros tipos de deficiência.

Na sessão que assisti – na última sexta-feira – havia um grande público com deficiência visual. Pelo menos dois deles estavam no teatro com seus cães guias, que puderam permanecer no teatro durante todo o espetáculo, com lugar garantido na platéia. Foi muito especial ver que no Brasil, com preços acessíveis, pessoas com deficiência têm a possibilidade de participar de uma espetáculo musical sem constrangimentos.

Serviço
Il Barbiere di Siviglia
Theatro São Pedro – Rua Barra Funda, 171
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
De terça-feira a quinta-feira, às 20h30
Venda Antecipada: www.ingressorapido.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário