7.12.09

Brasileirão: imagens de emocionar e entristecer

Desde que este espaço passou a ser abrigado pelo Portal Vermelho, o tema esporte, particularmente o nosso futebol, não compareceu mais nas postagens. Talvez por acanhamento da autora, que não é especialista no assunto, apenas mais uma torcedora que vez ou outra gosta de dar um pitaco sobre o que anda acontecendo nos gramados país afora. Pode ser, também, por considerar que este é um tema pequeno, perto dos assuntos tão mais relevantes tratados pelo Portal.

Em vários momentos ao longo do campeonato, fiquei instigada a falar sobre as polêmicas envolvendo os pontos corridos, o desempenho errático dos times, a disparidade de condições dos clubes, os tropeços e as superações do meu São Paulo…

Mas, hoje, a tentação foi forte demais e não consegui evitar. Afinal, o campeonato chegou ao fim, com um campeão que contrariou todas as previsões, com o clube que esteve mais tempo na frente da tabela fora da linha de classificação da Copa Libertadores, com dois times cariocas heroicamente mantidos na primeira divisão e cenas finais de emocionar e entristecer.

O vai e vem de posições nas últimas rodadas – tanto na parte de cima quanto na de baixo da tabela – ressuscitou de certa maneira a emoção do torcedor, ligado em todos os jogos do campeonato. Mas será que isso é mérito dos pontos corridos?

Tendo a achar que não. O desenho deste campeonato foi atípico dentro da fórmula dos pontos corridos. Houve mais equilíbrio e muitos, muitos tropeços. Porque a regra dos pontos corridos é clara: ganha o clube que tiver mais estrutura interna, que conseguir manter um elenco mais ou menos estável durante todo o ano, com salários em dia. Basta passar os olhos para ver que esta realidade é raramente encontrada fora do eixo Rio-São Paulo (mesmo assim de forma muito dispare) e do Rio Grande do Sul. Os times do Nordeste e de outros estados e regiões do Brasil estão sumindo da tabela.

Além do que, os pontos corridos trouxeram um novo ingrediente ao futebol: o fantasma da mala branca. O campeonato ficou sob suspeição. Times fazendo corpo mole em campo para evitar que seus arquirrivais regionais fossem beneficiados – ou pelo menos o disque-disque de que isso aconteceria foi inflado pela mídia futebolística.

Imagens de emocionar
flamengoadrianoUm espetáculo a parte foi a torcida do Flamengo. Noventa mil corações cantando a certeza de um título importante que há muitos anos o clube não conquistava. Os bandeirões, a folia. O Maracanã lotado é uma coisa fantástica.

Adriano mostrou que imperador também chora e que é possível ser flamenguista e se preocupar com outros clubes. Na entrevista coletiva após a partida, Adriano perguntou aos repórteres sobre o Botafogo e o Fluminense e disse que estava ainda mais feliz por saber que os clubes cariocas escaparam do rebaixamento, numa atitude digna de imperador.

Foi lindo ver a torcida do Coritiba lotando o estádio, fazendo a festa e levando a esperança no peito de ver seu time fora da segunda divisão.

No Morumbi, os torcedores compareceram ao estádio para saopauloempurrar o time e dar sua contribuição para garantir que estivéssemos na Libertadores em 2010. E, ao final do jogo, os jogadores foram aplaudidos pelo público numa demonstração de reconhecimento e solidariedade.

…E de entristecer
coritibaFoi muito triste ver a praça de guerra em que se transformou o estádio Couto Pereira. Uma cena dantesca. O policial que caiu ferido em campo, carregado pelos colegas sob uma chuva de cadeiras e paus, parecia morto. Torcedores se esvaindo em sangue. Estas imagens já estão correndo o mundo, que deve estar se perguntado: é este Brasil que receberá a Copa e as Olimpíadas? Claro que não se pode estender às autoridades a responsabilidade pelo que ocorreu no Couto Pereira, mas é preciso reduzir as possibilidades de que elas aconteçam.

Também foi triste ver a briga entre torcedores do Flamengo nas ruas do Rio. Uma selvageria sem explicação, que mostra que há muito ainda a se fazer para conter a violência que está impregnada na sociedade.

E o meu São Paulo…
Perdeu o campeonato nos campos e nos tribunais. Foi uma conjugação de fatores que nos tirou a taça. Na verdade, o título de 2009 nunca esteve nos horizontes. Na primeira rodada, tivemos um desempenho pífio. Alguns podem dizer que o mesmo aconteceu em outros anos. É verdade. Mas o foco, a determinação e a qualidade do time eram outras também. No final, só nos aproximamos e reavivamos uma esperança de campeonato em razão do tropeço do Palmeiras, que desandou completamente no segundo turno. Acontece que o São Paulo, que precisava de mais vitórias e de uma regularidade maior nos jogos nesta etapa final, mas teve problemas fora e dentro dos campos. Podíamos ter sido campeões, mas no jogo decisivo contra o Botafogo estávamos desfalcados e desestimulados. Perdemos.

A Libertadores
A disputa pelas quatro vagas também foi muito acirrada no campeonato. Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, os quatro times que ficaram na zona de classificação para a Libertadores foram o Flamengo, Internacional, São Paulo e Cruzeiro. O Palmeiras deixou escapar a classificação como água entre os dedos. Vão enfrentar uma crise daquelas.

2010
Ano de Copa, alguns clubes terão mais dificuldade para manter a base de seus times, me refiro aqueles que contribuirão com jogadores para a seleção. Os campeonatos terão um intervalo no meio do ano – tanto o brasileiro quanto a Libertadores. E as emoções estarão voltadas para o continente africano. Segura coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário