1.2.10

Lugar de lixo é na lixeira

Quando assumiu a prefeitura de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab tomou a decisão de deixar como marca de sua administração o programa Cidade Limpa. Varreu os outdoors da cidade, tirou todo tipo de sinalização, impôs regras para as fachadas dos edifícios e casas, e para a distribuição de matéria nas ruas. O alarido foi grande. Até os críticos do programa se dobraram ao “renascimento da cidade”, que com a retirada de placas e de toda a parafernália de divulgação se reapresentou para o cidadão.

sp_lixoOlharam para cima, mas esqueceram de olhar para baixo e ver que, enquanto se tirava o excesso de sinalizações para desvelar a cidade oculta, nas ruas o lixo ia se acumulando.

Ah! outra medida do Cidade Limpa foi a retirada das lixeiras das calçadas. Isso mesmo, aquelas estruturas de ferro que se impunham de forma ultrajante no passeio público, submetendo os transeuntes ao mau-cheiro, à visão desconcertante dos sacos de lixo. Tiraram as lixeiras, e o lixo saiu dela e foi direto para o chão. A solução, não me pareceu muito inteligente.

Já ia me esquecendo de outra medida que marcou o projeto de uma Cidade Limpa. É que ao lado dessas decisões, a prefeitura reduziu os contratos com as empresas de coleta, diminuindo a frequência da retirada dos lixos das ruas. Afinal, para que jogar tanto dinheiro no lixo, pensou o prefeito.

lixo2O resultado dessas medidas administrativas foi que o lixo se acumulou, os bueiros ficaram abarrotados e, com as chuvas de verão – Tchan Tchan Tchan Tchan – apareceram as enchentes.

Ah! mas alguns insistem em apontar a natureza como a responsável pelas enchentes, afinal estamos passando por um regime de chuvas recorde. É o aquecimento global, a ira de São Pedro.

Os que quiserem crer nesse conto da carochinha tudo bem, mas a verdade é que o caos que a cidade de São Paulo está vivendo dia após dia tem responsável, e ele não vive no céu, está bem aqui, na Terra.

Em tempo:
Enquanto isso, a arrecadação da cidade com multas sobe as alturas. Foram somados aos cofres públicos a bagatela de R$ 473,3 milhões. A indústria da multa já gerou de divisas para São Paulo o equivalente ao orçamento de 5,5 mil municípios do país, incluídas nestes 5 capitais. E não é só isso, Kassab aumentou o IPTU e a tarifa de ônibus também.

E onde estão os investimentos em infraestrutura, transporte, projetos urbanísticos para evitar que a população sofra com as enchentes e tantos outros de que a cidade precisa? Então, aonde está o dinheiro? “O gato comeu e ninguém viu!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário