24.2.12

80 anos do voto feminino


A mídia hegemônica como sempre se cala diante de situações que envolvem a luta do povo brasileiro e suas conquistas. Lamentável os 80 anos do voto feminino comemorados neste sexta-feira, 24 de fevereiro, tenha sido solenemente ignorado pela maior parte dos veículos de comunicação.

Foi em 1932 que as mulheres, depois de muita luta, conquistaram o direito ao voto. Alcançaram parte de sua cidadania ao poderem participar das eleições. A outra parte – a do reconhecimento social como agentes políticos – ainda está por ser plenamente conquistada, apesar dos grandes avanços obtidos no decorrer destas 8 décadas.

A participação das mulheres na política vem sendo garantida pela luta incansável dos movimentos feministas, pela inclusão de políticas afirmativas no arcabouço legal brasileiro, que torna obrigatória a presença da mulher nas chapas eleitorais, mas principalmente pela determinação de mulheres que não se deixaram ficar à margem dos homens na sociedade.

Em 2010, a eleição de Dilma Rousseff para presidência da República derrubou um tabu e certamente está contribuindo para estimular a participação feminina nos espaços de poder. A promoção de mulheres para postos estratégicos na administração federal tem sido uma das tônicas do governo da presidenta Dilma. Uma atitude progressista que merece reconhecimento e incentivo.

Mas a estrada não chegou ao fim. Ainda à muito a percorrer. Somos poucas nas gestões das empresas, nos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo – ainda que estejamos representadas no principal cargo eletivo do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário