24.2.12

Jet sky e outros motorizados não são brinquedo de criança


A ostentação econômica e uma sensação de poder que coloca algumas pessoas acima do bem e do mal sempre foram combinações perigosas para o convívio em sociedade. Antes, estes dois ingredientes estavam na maioria das vezes restritos a círculos sociais da elite econômica mais abastada.

Nos últimos anos, com a queda no preço de muitos produtos e o aumento na renda da população, itens como motocicletas, quadriciclos, jet skys, mini-bugues e outros veículos motorizados se tornaram acessíveis às classes médias e populares.

A morte da menina de 3 anos em Bertiga, neste carnaval, é apenas um episódio de uma situação que se alastra pelo país – a irresponsabilidade dos pais e adultos que acham bonito colocar na mão de crianças estes “brinquedos assassinos”.

Moro em condomínio fechado na grande São Paulo e convivo com essa irresponsabilidade cotidianamente. Nas ruas, é comum ver crianças de 13 anos e até menos dirigindo motocicletas, quadriciclos, mini-bugues e até carros. Este problema já foi objeto de dezenas de discussões em reuniões e em redes de moradores. Mas é comum ouvir da boca destes pais bossais que não vão privar os filhos de ter o que eles podem comprar porque outros ficam com inveja... Dá para acreditar?

De quem é a culpa

Quando acidentes e crimes envolvem menores de idade imediatamente se retoma a discussão da imputabilidade criminal. Uma criança pode responder por crimes cometidos na infância? A sociedade precisa debater a redução da maioridade penal?

Este é um debate altamente complexo que envolve inúmeros fatores sociais, econômicos, culturais e psicológicos. Especialistas neste tema divergem e há opiniões para todos os gostos. Me parece, contudo, que apesar da necessidade de uma regra geral a este respeito, está evidente que há casos e casos.

Neste em questão – o do acidente com o Jet sky – e de outros envolvendo menores com idade inferior a 16 anos a responsabilidade ou parte considerável dela deve ser imputada aos pais ou adultos responsáveis. Uma criança de 13 anos não sai por ai dirigindo um veículo motorizado – na terra ou no mar – sem o consentimento de adultos.

Não há dúvida que os responsáveis devem ser punidos. Mas esta discussão deve ocorrer de forma civilizada. O que temos visto é a imprensa explorar o assunto de forma sensacionalista, o que tem provocado manifestações de pessoas dizendo que o adolescente deveria ser linchado e condenado à internação na Fundação Casa. A família tem recebido ameaças de todos os tipos.

Estas situações mostram como está faltando bom-senso na sociedade, na imprensa e como a intolerância e a violência vem se alastrando. Lamentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário