22.2.12

A realidade desenhada de Valsa com Bashir


Entre trabalho, fraldas e um churrasco com os amigos – afinal ninguém é de ferro – nas noites de carnaval aproveitei para assistir alguns filmes que estavam ausentes em meu repertório.

Um deles me levou ao cenário devastador da guerra. Qualquer guerra é devastadora. Toda guerra é inescrupulosa. Em toda guerra, os soldados perdem os sentimentos e a razão que distinguem os homens dos animais. Quem está na guerra só tem um instinto: viver. Por isso, a primeira reação é matar. Matar para viver. E nesta demência coletiva as pessoas são levadas aos seus limites, e os perdem. Seguem ordens sem contestação, como cães ou animais obedecendo ao seu adestrador.

Valsa com Bashir mostra essa realidade sem mascarar nada. E faz isso através de desenhos. A realidade desenhada não perde nada de sua veracidade. É cruel.

O filme/animação, estruturado como documentário, conta a história do massacre de Sabra e Shatila, durante a guerra do Libano, em 1982. Para fazê-lo o diretor Ari Folman reconstrói as situações da guerra a partir de suas memórias, que são preenchidas a partir de depoimentos de pessoas que estiveram na guerra com ele. Folman foi soldado no exército de Israel durante a guerra, aos 19 anos.

Em tons alaranjados, o filme enlaça memórias, sonhos e realidade, numa sequência vertiginosa que nos envolve do início ao fim. Folman mostra como uma guerra impacta o subconsciente e a vida das pessoas que dela participaram.

O massacre dos palestinos promovido pelos seguidores de Bashir (presidente do Líbano morto em um atentado) e que contou com a conivência do exército israelense deixou milhares de mortos - crianças, idosos, mulheres, homens.

Valsa com Bashir ganhou o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 2008.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário