12.6.14

Pendurar uma bandeira na Janela


Bom dia!!!! brasileiros e brasileiras. Hoje é um grande dia para o Brasil. É um dia em que, como sempre tem sido em 20 Mundiais, o coração da pátria está na ponta das chuteiras de 11 representantes do país.

O futebol é muitas coisas. É celebração, é uma forma de manifestar o orgulho que temos da nossa bandeira verde - amarela - azul e branco. Torcemos pelos nossos times, somos São Paulinos, Colorados, Palmeirenses, Flamenguistas, Atleticanos, Corinthianos. Mas é na seleção que nos unimos num só coração. É futebol sim, mas é muito mais, é o Brasil.

Por isso, não se engane. Os que estão de cara amarrada -- dizendo que não vão torcer para o Brasil, porque o futebol virou um negócio, porque houve problemas na conclusão das obras etc etc -- são uma imensa minoria, que tenta ser transformada em maioria pela atuação interesseiras dos grandes meios de comunicação, que querem sabotar o sentimento de brasilidade do povo, e manipular insatisfações - as vezes justas, diga-se de passagem - para fazer valer sua posição política conservadora e anti-povo.

Nunca vi nenhum torcedor deixar de ir ao estádio ver o seu time, ou vestir a camisa do seu clube porque a CBF virou um balcão de negócios. Em termos de máfia, a CBF não deixa nada a dever para a Fifa. Então, vamos boicotar o Brasileirão, vamos esconder os escudos e dizer que o Brasil deixou de ser o país do futebol. Vamos nos libertar do ópio do povo. Quero ver os que insistem em ostentar a bandeira do Não vai ter Copa ou Copa para Quem levantarem a bandeira do Não vai ter Futebol.

Eu luto, todos os dias, para construir um Brasil mais democrático e justo para todos. Minhas convicções, contudo, não me impedem de amar o meu time e o meu país, por maiores que sejam os problemas de um e de outro.

Hoje é um grande dia para o Brasil. Porque vamos sim mostrar para o mundo que vivemos numa democracia que pulsa. Que estamos passando com garra pela maior crise econômica mundial e ainda temos os níveis de desemprego mais baixos do mundo. Que nos últimos 12 anos incluímos milhões de pessoas na economia. Qual o país do mundo que reduziu, em meio à crise, a miséria? Que conseguiu finalmente valorizar o salário mínimo? Que mais que dobrou o número de instituições universitárias? Este Brasil tem contradições e problemas a serem superados. Nossas cidades carecem de planos para garantir uma vida digna para todos e todas. Principalmente os trabalhadores que dependem do transporte público. Precisamos de mais segurança, mais saúde. Mas nada disso está em contradição com recebermos um dos maiores eventos do mundo.

Eu tenho um orgulho imenso do meu país, com seus erros e acertos. E ninguém vai tirar isso de mim. Eu fico com a torcida positiva do Nelson Rodrigues:

PENDURAR UMA BANDEIRA NA JANELA

Estão tentando cavar entre o torcedor e o futebol um abismo irreversível.

A hora é de simpatia, de apoio, de estímulo, de solidariedade. Será que nosso time só pode ser amado em outros idiomas?

Ao invés disso cada um de nós, cada um dos milhões de brasileiros temos que ser um Pedro Álvares Cabral e encontrar o melhor do Brasil.

Na verdade, eu vou dizer o momento exato em que se inaugurará o verdadeiro Brasil: após o hino nacional brasileiro.

Poderão dizer que se trata de futebol, apenas o futebol. Não é só o futebol.

É, sobretudo, o brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário